Quando trocar a pastilha de freio do veículo?
É normal que o freio do automóvel sofra desgastes naturais com o tempo. Por isso, frequentemente é necessário fazer manutenções e/ou trocar componentes.
A pastilha é um dos itens que faz parte desse sistema e que precisa estar no melhor estado possível para garantir a segurança do automóvel, afinal, ela é a responsável direta pela frenagem do veículo.
As pastilhas desgastadas causam dificuldade para frear o carro e, caso a troca não seja feita no tempo correto, podem gerar danos em todo o sistema de frenagem.
Mas quando saber que está na hora de trocar a pastilha de freio? Existem alguns sinais importantes que precisam ser observados:
- Checar o período médio indicado pelo fabricante para realizar a troca no próprio manual do veículo;
- Estar atento às luzes no painel, já que alguns carros possuem uma sinalização que indica quando a pastilha de freio está desgastada;
- Prestar atenção em ruídos estranhos. Os barulhos na hora da frenagem podem ser “sintomas” de que está na hora de trocar a pastilha;
- Sentir mudanças no pedal de freio, principalmente se ele estiver mais pesado na hora de acionar. Este pode ser um sinal de que as pastilhas estão frágeis e desgastadas;
- Verificar a espessura dos discos. Para isso, basta ir em um mecânico e pedir para ele verificar. Geralmente, o disco de freio não pode ter menos do que 3 milímetros de espessura. Se o disco estiver mais fino que isso, é sinal de que está sofrendo atrito excessivo por conta do desgaste da pastilha de freio.
Com essas dicas, você já sabe como ficar mais atento ao momento certo de trocar as pastilhas de freio e manter a segurança do seu veículo.