Qual a hora certa de trocar o pneu?
Saber qual o momento certo para trocar os pneus do veículo é muito importante para garantir segurança e estabilidade na estrada.
De acordo com o DETRAN, o pneu deve ser trocado quando o indicador de desgaste, chamado TWI, é atingido. Ou seja, quando o pneu chega a 1,6mm de borracha, limite máximo permitido pela legislação brasileira. O TWI fica localizado na região do “ombro” do pneu e é sinalizado por uma seta, triângulo ou pela própria sigla. Apesar dessa recomendação, especialistas recomendam programar a troca com 2mm.
Existem vários aspectos que podem influenciar o tempo e duração do seu pneu, entre eles: o tipo de pneu, o volume de carga constantemente transportada, a maneira de dirigir, a estrada usada, o clima e a manutenção periódica. Por tudo isso, além de olhar como está a TWI, é necessário ficar de olho em outros problemas e indicativos para saber quando está na hora de trocar:
1 – Quando há desgaste irregular
Normalmente causado pelo desalinhamento, falta de rodízio, problema na suspensão, calibragem incorreta e/ou sobrecarga, o desgaste irregular faz com que o pneu fique inutilizável.
Este problema faz com que até 25% do desempenho dos pneus sejam perdidos. Além disso, pode provocar aumento considerável no uso de combustível, diminuição na segurança do veículo e barulho ao andar.
2 – Quando está envelhecido
A recomendação de uso dos pneus, segundo os fabricantes, é de 5 anos. Passando este tempo, o pneu vai perdendo gradualmente propriedades químicas usadas na fabricação.
Para saber a data de fabricação, confira os últimos números do DOT, localizado na lateral do pneu, que se referem a semana e o ano de produção.
3 – Quando há bolhas
Caso um calombo apareça na lateral do pneu, está condenado.
Essa bolha significa que houve rompimento nas fibras internas do pneu. Consequentemente, apenas a borracha está segurando o ar e, por isso, ele não é mais seguro para ser usado para rodar.
Geralmente, estas bolhas aparecem após impactos fortes, como passar em um buraco.
Caso não seja trocado imediatamente, o problema pode causar a explosão do pneu.
4 – Quando há furos ou rasgos
Se o pneu sofrer furos ou rasgos na lateral, deve ser imediatamente substituído. Isso porque, de acordo com os fabricantes, o costado (lateral do pneu) não aceita reparos que garantam a segurança do veículo. Por isso, não adianta levar em uma borracharia para ser consertado.
Já a banda de rolagem aceita reparos, porém, é bom ter em mente que até mesmo esses consertos possuem um número limite para garantirem a infraestrutura do pneu.
E se, mesmo com todas essas dicas, você ficar na estrada por conta do pneu furado, conte com a cobertura Via Mútua para troca de pneus!
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