Os problemas mais comuns no carro e como evitá-los
Todo motorista quer entrar no carro, usar a chave para dar partida e sair dirigindo. Porém, alguns problemas podem atrapalhar esse objetivo e causar grandes dores de cabeça. Apesar disso, é possível tomar medidas para evitá-los ou, pelo menos, reduzir as chances de que aconteçam.
Os problemas veiculares mais comuns são:
1: Superaquecimento
O superaquecimento acontece quando o motor do veículo passa da temperatura média ideal de 92ºC. Ao aquecer demais, o sistema de arrefecimento é acionado, fazendo a água com aditivo circular pelo motor para amenizar o calor. Porém, se o arrefecimento estiver com defeito, a água não circula adequadamente e, por conta disso, o motor aquece muito e pode “ferver”.
Para evitar, sempre verifique o marcador de temperatura no painel do veículo, complete regularmente o nível de água no motor e fique atento às mangueiras internas.
2: Pneu furado
Apesar de ser muito comum, este é um problema relativamente simples de resolver, principalmente se você conferir frequentemente como está o estepe.
Para evitar que esse problema aconteça, você deve sempre analisar como estão os pneus, andar em velocidade reduzida caso a estrada seja esburacada e lembrar de calibrá-los regularmente.
3: Pane elétrica
Este é um problema difícil de prever, pois o veículo não dá sinais muito claros antes de a pane elétrica acontecer. Mesmo assim, é possível evitá-la verificando quando há sinais de problemas para ligar o veículo, conferindo se há algum vazamento de ácido, observando se as luzes do veículo piscam na hora de dar a partida e checando se a correia do alternador está esbranquiçada ou desfiando.
4: Bateria estragada
Normalmente, a bateria dura aproximadamente 3 anos ou 80 mil quilômetros rodados.
Para garantir que você não sofra com sua falta, é necessário substituí-la no período indicado pelo fabricante, mesmo que ela ainda não esteja apresentando problemas.
Estes são alguns dos problemas mais comuns.
Além das dicas acima, é importante levar o veículo em um mecânico especializado regularmente e sempre que notar qualquer comportamento estranho.