Melhores dicas para manter o ar-condicionado automotivo

Estamos nos meses mais quentes do ano, com temperaturas frequentemente passando dos 30ºC. Como todo esse calor, uma coisa é fato:  há dias que é quase impossível sair de casa sem usar o ar-condicionado do carro.

Além de proteger do calor, o ar-condicionado tem importância para a sua segurança na hora de dirigir. Afinal, ele também impede que o vidro fique embaçado durante as chuvas e barra a entrada de fumaça e poeira no interior do carro.

Mas para garantir que o seu ar-condicionado automotivo funcione da maneira esperada, é importante ter alguns cuidados. O ideal é que o carro seja levado a cada 6 meses para uma revisão neste componente. Porém, algumas práticas podem ajudar nessa manutenção:

1 – Mesmo no frio, ligue o ar-condicionado com frequência
Especialistas recomendam que o ar seja ligado ao menos uma vez por semana, mesmo no frio, e deixado em funcionamento por, no mínimo, 10 minutos.
Isso ajuda a preservar o seu equipamento.

2 – Higienize seu ar-condicionado veicular
É importante lembrar de sempre higienizar o ar-condicionado automotivo. Essa manutenção ajuda o filtro a funcionar adequadamente e a bloquear as impurezas do ar, evitando que ácaros, bactérias e fungos entrem no veículo. Usar o filtro sujo pode, inclusive, causar problemas de saúde, como bronquites e alergias.
Hoje, existem sprays que podem ser adquiridos em lojas automotivas e que colaboram para a higienização. Porém, se você quer que a limpeza seja realmente eficiente e durável, o ideal é levar até uma oficina especializada.

3 – Não exagere na temperatura
A melhor temperatura para deixar seu ar-condicionado é entre 22ºC e 23ºC. Temperaturas menores que isso farão o ar-condicionado trabalhar o tempo todo. Como o ar usa energia do motor para funcionar, além de  prejudicar o desempenho do carro, o consumo de gasolina ficará maior.

4 - Cuidado com a recirculação
A recirculação do ar é uma função que bloqueia a entrada do ar de fora e que circula apenas o ar interno do carro. Esse recurso otimiza o processo de resfriamento do equipamento.
Porém, deve-se ter cuidado com seu uso: como ele bloqueia a entrada de ar novo, o ar fica viciado e o gás carbônico de dentro do veículo vai aumentando, processo que pode causar sonolência e, até mesmo, desmaios.

5 - Se o carro foi estacionado sob sol forte, não ligue o ar imediatamente
Antes de ligar o ar-condicionado, abra as janelas do veículo e ande com o carro. Depois de o carro ter resfriado um pouco, aí, sim, ligue o ar. Essa prática fará com que seu carro gele de maneira mais rápida e eficaz e forçará menos o equipamento de resfriamento.

6 - Não fume com o equipamento ligado
A fumaça do cigarro degradará mais rapidamente o filtro do ar-condicionado, causando perda de eficiência e necessidade de troca antecipada.
 

(47) 99909-2991