Maio Amarelo 2021
Estamos começando o mês de maio, conhecido pela campanha “Maio Amarelo” que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A campanha é organizada anualmente pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Neste ano, o mote da campanha é “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, que propõe uma reflexão sobre uma atitude que tem faltado entre as pessoas nos últimos tempos: o respeito.
De acordo com dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), entre 2015 e 2019, o Brasil registrou uma queda de 7% nas mortes por acidentes de trânsito. A redução foi de 43 mil para 30 mil mortes por ano. Em 2020, principalmente por conta da pandemia e do lockdown, o número de acidentes fatais caiu mais 13%.
Apesar dessa queda, os números de acidentes e mortos no trânsito ainda são muito altos e superam as mortes por crimes violentos no país. O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de mortes por acidentes no trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ocorrências mais comuns de acidentes graves acontecem com motocicletas, com 79% das indenizações de DPVAT, que é paga em casos de em casos de morte, invalidez permanente total ou parcial e para reembolso de despesas médicas.
De acordo com a campanha 2021 do Maio Amarelo, o respeito e responsabilidade são o caminho certo para reduzir esses milhares de sinistros de trânsito que o Brasil registra todos os anos.
A Via Mútua apoia o tema e deseja que este mês seja repleto de mudança de comportamento e mais segurança no trânsito.