Como fugir de golpes na manutenção do carro
Muitas vezes, até encontrar um mecânico de confiança, é comum que o proprietário do veículo passe por vários profissionais sem saber se eles estão falando a verdade sobre os problemas do carro ou se estão tentando dar um golpe.
A prática que alguns mecânicos têm de inventar problemas e consertos desnecessários possui até nome: é conhecida como “empurroterapia”. Alguns dos jeitos mais comuns de dar este golpe é trocando peças que ainda possuíam vida útil e oferecendo serviços preventivos inexistentes.
A prática leva a gastos desnecessários para os proprietários de automóveis, mas também prejudica o meio-ambiente, já que aumenta a produção de lixo.
Para não passar por esse tipo de dor de cabeça, confira algumas dicas de como fugir da empurroterapia:
- Acompanhe de perto os procedimentos
Dessa maneira, você consegue visualizar o que realmente está sendo realizado no carro.
- Solicite comprovante das peças novas
Para ter certeza que a peça realmente foi trocada no carro, peça notas ficais e comprovantes da compra das peças novas.
- Requisite comprovação do estado das peças trocadas
Depois de a troca ter sido realizada, peça para ver as peças antigas. Dessa maneira, você consegue avaliar qual o estado da peça trocada.
- Peça indicação para amigos
Para conseguir um mecânico confiável, uma das dicas é pedir indicação para amigos e conhecidos. Eles já terão utilizados os serviços do mecânico indicado e podem dizer se ele é confiável ou não.
- Prefira ir nas mecânicas das concessionárias
Apesar de normalmente serem mais caras, as mecânicas das concessionárias são confiáveis.
Alguns dos golpes mais comuns para você ficar de olho são:
- Limpeza preventiva dos bicos injetores: este é um serviço desnecessário e nos veículos atuais os bicos já chegam com filtros que impedem de acumularem sujeira.
- Completar o nível de freio: se o freio está vazando, é preciso consertar o vazamento. Simplesmente completar o nível de freio não irá resolver o problema.
- Troca de catalisador: esta é uma peça que tem durabilidade assegurada pelo fabricante de 5 anos. Normalmente, dura mais de 10 anos. Por isso, é uma peça que raramente precisará ser trocada.